sexta-feira, 23 de maio de 2014

Pão de mandioca fofinho

Uma das coisas que mais me deixa mais feliz é uma receita que dá certo! E isso aconteceu nessa manhã de sexta-feira, com esses lindos e deliciosos pãezinhos de mandioca. Dá um certo trabalho, pois demora um pouco até a massa ficar no ponto certo. Ela fica meio grudenta e a impressão é que vai dar tudo errado. Até separar a massa em bolinhas para colocar na forma ela ainda pega um pouco na mão. Mas dá tudo certo no final, eu garanto! E olha que pão nunca foi o meu forte! Segui a seguinte receita, publicada no meu novo livro de cabeceira (que dei de presente para mim mesma) 400g, Técnicas de Cozinha. Em uma tigela, desmanchei uma colher de fermento biológico em pó em 250 ml de leite morno. Misturei 50 g. de farinha de trigo, cobri e deixei descansar por 30 minutos. Depois desse intervalo, adicionei 500 g. de mandioca bem cozida, 2 gemas, 1 colher de chá de sal e 50 g. de açúcar e fui juntando a farinha aos poucos e mexendo com uma colher de pau até a massa soltar da tigela. Demorou, viu! E quando, finalmente, isso aconteceu, coloquei a massa em uma superfície polvilhada e solvei por uns 15 minutos (apesar de a receita indicar apenas 5 - não senti firmeza). Moldei várias bolinhas de massa, coloquei na assadeira, cobri e deixei descansar por 30 minutos. Pincelei os pãezinhos crus com gema batida e coloquei no forno pré aquecido a 180º, onde ficou uns 40 minutos. O resultado foram esses pães dourados e fofinhos aí embaixo. Que emoção!!!

Já gostei da carinha deles antes
de irem para o forno...
Depois eles ficaram assim!
É óbvio que eu não resisti e comi um! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário