quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Risoto de quinua com tomate e queijo branco

Há meses tenho olhado (e ignorado) um pote de quinua na prateleira da minha cozinha. Comprei para experimentar, mas a verdade é que nunca tive coragem e nem criatividade para usá-la. Mas ao vê-la na cozinha da casa nova e constatar que ela mudou comigo, tive que encarar o desafio de preparar a tal da quinua, grão super saudável que está super na moda e que eu nunca tinha comido e nem preparado. Vasculhando na internet em busca de uma receita que me salvasse, encontrei uma bem simples no meu amado Panelinha (obrigada, Rita), na qual me inspirei para inventar a minha própria com os ingredientes que tinha na mão. Comecei fazendo o caldo de legumes: em uma panela com cerca de 1 litro de água, adicionei 1 cenoura, 1 talo de salsão, 1 talo de alho poró e 1 cebola cortados grosseiramente, 1 folha de louro, 2 cravos da índia, 1 ramo de tomilho, 1 ramo de alecrim e alguns grãos de pimenta do reino. Deixei no fogo baixo por uns 3o minutos e depois coei. Refoguei 1/2 cebola picada no azeite até ficar dourada e depois adicionei 1 dente de alho picado. Quando começou a ficar dourado, adicionei a quinua, deixei cozinhar um pouco e depois adicionei 200 ml de água. Deixei no fogo, misturando de vez em quando, até a quinua absorver todo o líquido. Depois, fui adicionando o caldo de legumes aos poucos e cozinhei em fogo baixo por uns 20 minutos. Juntei 1 tomate e 150 gramas de queijo branco picado, misturei bem e temperei com sal, pimenta do reino e noz moscada e finalizei com um pouco manteiga, para dar aquele brilho. E não é que ficou bom? Simpatizei!

Debut da quinua na minha cozinha!




Nenhum comentário:

Postar um comentário