quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Missão resgate: cubos de frango agridoce com chips de mandioquinha

Passei o final da tarde pensando no que faria com as sobras da minha geladeira e já estava decidida a ignorar. Mas ao lembrar do tanto de coisa que nela jazia, não consegui! Me enchi de coragem e fiz 4 preparações em uma tacada só! Cansei! Mas pelo menos não sobrou nadica de nada pra jogar fora!

Os primeiro salvados, 3 filézinhos de frango sassami e 1 mandioquinha, se transformaram em cubos de frango agridoce com chips de mandioquinha. Inventei o tempero  e a forma de preparo na hora  e ficou tudo maravilhoso! 

Comecei cozinhando a mandioquinha em água fervente e sal por cerca de 3 minutos e cortando em fatias finas. Em uma frigideira pequena, fritei as rodelas de mandioquinha em 1/4 de xícara de chá de óleo de coco bem quente até ficarem crocantes e levemente douradas. Tirei do fogo e coloquei em um pires com papel toalha para secar. Cortei os filézinhos de frango em cubos e temperei com 1 colher de sobremesa rasa de páprica picante, 1 colher de sopa de açúcar mascavo, sal rosa do himalaia e pimenta do reino. Acrescentei 1 punhado de farinha de trigo branca e misturei tudo com as mãos. Em uma frigideira pequena, acrescentei 1 colher de sobremesa de azeite, as folhas de 1 raminho pequeno de alecrim e 1 dente de alho laminado. Fritei o alho no fogo baixo por uns 5 minutos, mexendo de vez em quando, juntei o frango e fritei até ficar bem dourado. Espremi 1/2 laranja pera na frigideira e deixei no fogo baixo por uns 5 minutos, até engrossar um pouco (ou até reduzir 1/3, como diriam os gourmets). Dispus o frango em um bowl com os chips de mandioquinha em cima, pra fazer charme (o que não deu muito certo, porque a mandioquinha ficou meio xoxa...rs). 

Janta rápida e gostosa + custo zero + desperdício zero = satisfação garantida!

Não deixe de ler o post com a próxima receita da série Missão Resgate: picadinho de filé mignon!


Ingredientes que estavam quase indo
embora renderam jantar para um!

E se você gostou dessa receita e quer receber outras como do mesmo tipo, assine a newsletter e acompanhe  minha página no Pinterest!

 Também vou ficar muito feliz com o seu comentário aqui embaixo, no Facebook ou no Instagram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário