terça-feira, 8 de agosto de 2017

Salada Tai Crocante de Quinoa e Amendoim

A maioria das noites começa comigo pensando no que vou cozinhar para o jantar. Geralmente dou uma olhada no que tem na geladeira, folheio alguns livros de receita e no fim acabo improvisando alguma coisa com o que tá na mão. Hoje, foi tudo diferente! Primeiro, porque bati o olho nessa  salada diferentona do blog Cookie e Katie e imediatamente decidi o que ia fazer. Segundo, porque é uma receita vegetariana e aqui em casa a gente é bem carnívoro. 

Sou avessa à modismos alimentares. Sempre tem um alimento milagroso da vez, que sai dos cardápios dos entusiastas da mesma forma que entra: sem ninguém saber muito bem o que é ou para que serve. Mas, ultimamente, tenho entrado numas de tentar ingredientes diferentes ou, pelo menos, preparar os mesmos ingredientes de forma diferente.  E com essa salada consegui ambos! 

Como toda salada, o esquema é praticamente misturar tudo e temperar. Bom, praticamente. rs Ela tem três passos bem rápidos.
1
Comecei batendo no processador em velocidade média, 1 xícara de amendoim sem casca e sem sal, 1 colher de óleo de coco e 2 colheres de mel até formar uma pasta bem espessa.

Assim!

Misturei 1/4 de xícara dessa pasta com 3 colheres de sopa de molho de soja, 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de vinagre de arroz, 1 colher de chá de óleo de gergelim torrado, 1 colher de sopa de gengibre ralado, suco de 1 limão pequeno e 1 pitada de pimenta calabresa. Bati durante alguns minutos com um batedor de arame, até molho ficar homogêneo.

2
Cozinhei com 3/4 de xícara de quinoa em 1,5 xícaras de água em fogo médio até a água secar. Reservei.

3
Em um bowl grande, juntei 1/4 de um repolho roxo fatiado fino, 1 cenoura ralada grossa, 1 xícara de vagem crua fatiada fina, 1/2 xícara de coentro picado e 1/4 de xícara de cebolinha.

Para quem nunca fatiou uma vagem e nem
vagem comeu crua (como eu!) na vida, ela fica assim! 

Aí sim, é só misturar tudo e salpicar amendoim salgado! Eu dispensei! (Na verdade, esqueci!).

Amei!

Quer coisa mais linda e colorida?