segunda-feira, 30 de maio de 2016

Panquecas americanas com banana e xarope de bordo

Quem não ama aquelas panquecas de filme americano? A única diferença entre a nossa e a deles é a adição de fermento, que as deixam com aquela aparência fofinha irresistível! Sábado de manhã me deu um vontade incontrolável de comer doce e como isso é algo raríssimo, não pensei duas vezes em correr para a cozinha e dar cabo das bananas que já estavam fazendo hora extra na minha fruteira. Essa receita não só cai bem no café da manhã, mas também como uma sobremesa de última hora. Preparação fácil e rápida, do jeito que a gente gosta! Misture em uma tigela média 1 ovo, 1 xícara de farinha de trigo, 1 xícara de leite e 1 colher de sopa de fermento em pó. Bata tudo com um garfo ou batedor de arame até formar um creme homogêneo, sem pelotas. Acrescente 1 colher de sobremesa de manteiga em uma frigideira pequena, espere derreter e coloque 1 concha pequena da mistura, girando a frigideira para formar a panqueca. Quando começar a formar bolhinhas na superfície da massa, vire. Deixe no fogo até a parte de baixo ficar dourada. Faça isso até a massa acabar, colocando um pouco mais de manteiga quando necessário. Vai dar umas 8 panquecas Reserve-as. Corte 6 bananas maça maduras longitudinalmente, coloque as fatias em um frigideira média bem quente e acrescente 1/2 copo de água. Tampe e deixe cozinhar durante uns 3 minutos, até as bananas ficarem bem macias. Abra a panela e deixe cozinhar em fogo baixo até o líquido reduzir pela metade. Em um prato grande, faça várias camadas de panqueca, banana e canela (fiz 4, para não correr o risco de desmoronar). Finalize com o xarope e seja feliz! Delícia!!!

Quem não ama panquecas fofinhas?

terça-feira, 24 de maio de 2016

PROMOÇÃO ASSINE A NEWSLETTER DA CRISPIRINHA

Com a intenção de manter um contato mais próximo com as pessoas que acompanham o Crispirinha, sortearei 10 tortas entre aqueles que assinarem a newsletter do blog. Veja os detalhes abaixo:

1. A promoção é válida do dia 19 de maio ao dia 19 de julho de 2016.

2. Serão sorteados 10 tortas grandes para nos sabores frango, presunto e queijo e palmito.

3. A entrega é gratuita para os bairros de Moema, Vila Nova Conceição, Itaim Bibi, Campo Belo e Brooklin. Para outras localidades, poderá haver cobrança de frete.

4. A torta será entregue em até 5 dias úteis a partir da data da comunicação dos vencedores.

5. A torta será entregue congelada. 

6. Será considerado apenas 1 ganhador por endereço físico, independentemente do número de e-mails cadastrados no endereço em questão.


Boa sorte!



Crispirinha


segunda-feira, 16 de maio de 2016

Fusilli com iscas de filé mignon, abobrinha e tomate cereja

Quando a gente pensa em massa, sempre imagina aquele molho generoso e suculento para acompanhar. É claro que um lindo e brilhante molho à bolonhesa ou aos quatro queijos enchem os olhos de qualquer um, mas você já parou para pensar que quase tudo pode fazer às vezes de molho e acompanhar com louvor um belo prato de massa? Com isso em mente e com a intenção de fazer uma massa mais levinha (e, claro, usar ingredientes que já tinha em mãos), preparei esse delicioso "molho" de iscas de filé mignon, abobrinha e tomate cereja para acompanhar o fusilli. Olha que fácil! Em uma panela grande, cozinhei a massa em água fervente como de costume. Em uma frigideira funda, refoguei 1/2 cebola roxa e 4 dentes de alho laminados em 1 colher de manteiga. Quando começaram a ficar dourados, acrescentei 3 medalhões de filé cortados em tiras e temperados com sal e pimenta do reino e fritei rapidamente, apenas até começarem a ficar marronzinhos por fora. Adicionei 1 abobrinha cortada em cubos pequenos, temperei com sal e pimenta do reino e cozinhei com a tampa fechada por uns 5 minutos, até a abobrinha começar a ficar macia. Por último, juntei 200 gramas de tomate cereja cortados ao meio e desliguei o fogo. Finalizei com as folhas de 4 raminhos de manjericão e lascas de parmesão. Uma taça de vinho bastou para completar a cena!
Invente o seu molho você também!



quarta-feira, 11 de maio de 2016

Picadinho ao molho madeira apimentado com quinoa e vagem

Decidi dar uma cara nova ao tradicional picadinho com arroz e feijão, trocando o arroz pela quinoa e o feijão pela lentilha. A variedade de alimentos disponíveis no Brasil é tão grande, mas acabamos comendo sempre a mesma coisa! Nada contra a dupla superpoderosa mais amada pelos brasileiros. Só acho que com a variedade de ingredientes e técnicas de preparo dá pra ir muito além do arroz, feijão e batata de cada dia, entre outros manjadões. Então, lá fui eu para a cozinha feliz da vida em plena quarta-feira - trabalhei em casa hoje! - preparar esse picadinho updated. Em uma frigideira funda, refoguei 1/2 cebola roxa e 1/2 pimenta dedo de moça picada e 1 dente de alho laminado em 1 colher de chá de azeite. Quando tudo ficou douradinho, adicionei 1 pacote de 1/2 quilo de espeto de carne, desses embalados vendidos nos mercados (sem o espeto, claro). O melhor é usar uma peça de carne fresca cortada em cubos e temperada com sal e pimenta do reino. Mas a gente faz o que pode com o que tem... Fritei os cubos de carne por cerca de 10 minutos (0s cubos eram grandes), mexendo de vez em quando até o líquido da carne quase secar. Adicionei 2 colheres de sopa de farinha, misturei bem, até a farinha desaparecer, e 1 dose de vinho madeira (pode ser vinho tinto ou até água). Deixei no fogo por mais uns 5 minutos, mexendo sempre até a farinha se incorporar completamente ao líquido, formando um caldo grosso. Finalizei com 2 colheres de sopa de cogumelos paris em conserva. A quinoa, cozinhei só em água salgada por uns 15 minutos (2 xícara de água e 1 colher de chá rasa de sal para 1 xícara de quinoa). Fiz o mesmo com a lentinha, mas com o dobro de água e mais 2 folhas de louro. Para temperar, refoguei 1/2 cebola pequena e 2 dentes de alho picados em um pouco de óleo de milho. Acrescentei a lentilha cozida e 1/2 xícara de salsinha picada. Misturei tudo e deixei no fogo baixo, com a panela tampada, por cerca de 1o minutos. A vagem: lavei bem 1/2 quilo de vagem e reservei. Em outra panela (ai meu Deus, aja louça hoje!), refoguei meia cebola e 4 dentes de alho picados e depois juntei a vagem. Temperei com 1 punhado de sal e Salpiquei 1 colher de chá de sal e 2 colheres de chá de segurelha seca (é uma erva aromática como o tomilho, alecrim, etc. Contarei mais sobre ela em outro post). Adicionei 300ml de água, tampei a panela e deixei cozinhar no fogo médio por cerca 10 minutos (não gosto dela muito cozida, mas al dente). E foi isso! Deu pra variar sem radicalizar tanto e nem gastar uma fortuna e ainda garantir um almocinho caseiro nutritivo e delicioso! Fiquei feliz!

Parece o mesmo, mas não é!


terça-feira, 3 de maio de 2016

Talharim fresco ao molho de lagarto desfiado

Poucas coisas são tão recompensadoras de se preparar como uma massa fresca! O gosto em relação à industrializada é incomparável, assim como o sabor em relação ao trabalho que dá! Vale muito a pena reunir a família e os amigos num domingão para comer uma massa e molho caseiros, compartilhar uma boa garrafa de vinho e jogar conversa fora, ainda mais quando a comida é preparada na coletividade: meu marido fez a massa, eu fiz o molho e o Peter, a caipirinha. Muito justo! Para a massa, o Julio juntou 400 gramas de farinha, 4 ovos e um pouco de sal em uma tigela grande. Começou misturando com um garfo e depois usou as mãos para agregar tudo. Quando a massa começou a ficar mais uniforme, adicionou um pouco de água para dar liga e sovou até ficar bem homogênea. Ela fica lisinha e amarela, coisa linda de se ver! Depois, esticou com a ajuda de um cilindro, cortou em formato de talharim, como mostra essa receita, e deixou secar por cerca de 10 minutos antes de cozinhar em bastante água fervendo. Para fazer o molho, cortei 1 kg de lagarto limpo em cubos e temperei com sal e pimenta do reino. Cozinhei na panela de pressão com cerca de 1/2 litro de água durante 40 minutos (depois de pegar pressão). Desliguei, retirei a água e desfiei a carne. Em outra panela, refoguei 1 cebola grande picada e 4 dentes de alho laminados em 1 colher de sopa de azeite. Adicionei 5 tomates grandes cortados em cubos, umas 10 folhas de manjericão, 4 cebolinhas fatiadas e temperei com um pouco de sal e pimenta do reino. Tampei a panela e deixei cozinhar em fogo baixo até o tomate derreter. Acrescentei 1 xícara de extrato de tomate e deixei mais uns 20 minutos no fogo baixo. Se precisar, acrescente um pouco de água (fiz esse molho na noite anterior, mas dá pra fazer enquanto a carne cozinha). Depois, foi só misturar a carne desfiada ao molho e jogar tudo em cima da massa escorrida! Buon appetito!

Massa fresquinha no almoço de domingo!



segunda-feira, 2 de maio de 2016

Risoto de abobrinha com fraldinha + ricota com goiabada cremosa no copinho

As sobras de sexta renderam um delicioso risoto! A preparação é bem simples: basta, praticamente,  misturar tudo com arroz e temperar! Só para lembrar, os ingredientes eram: creme de abobrinha da quiche, caldo de carne, 1 pedaço pequeno de fradinha, cebola, queijo parmesão. e ricota passada na peneira. Comecei refogando a cebola em 1 fio de azeite. Quando a cebola começou a ficar dourada, acrescentei 1 xícara de arroz, 1 colher de chá rasa de sal e deixei fritar um pouco. Depois, fui acrescentando o caldo de carne e mexendo sempre até o caldo acabar (tinha cerca de 1/2 litro). Fiz o mesmo com o creme de abobrinha, até o arroz ficar macio. Cortei a fraldinha em tiras e misturei no arroz. Para finalizar, adicionei 1/2 colher de sopa de manteiga, o queijo parmesão e um pouco de pimenta do reino. Para fazer a sobremesa, coloquei 1 xícara de goiabada cortada em cubos e 1/2 xícara de água em uma panela pequena e deixei no fogo baixo até derreter. É bom dar uma mexidinha de vez em quando, para não queimar. Coloquei 2 colheres de chá em um copinho de shot e cobri com a goiabada derretida. Pronto, missão cumprida! Ingredientes reaproveitados e jantinha fresquinha, com direito a sobremesa e tudo!

Sobrou comida? Nada que um risoto não resolva!
Sobremesa que não pesa no bolso e nem na balança!