quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Hamburguer vegano guilty free!

Estou longe de ser vegetariana, mas acho legal dar uma variada na alimentação. Claro que se dependesse de mim, teria churrasco em casa todo dia, mas como a vida não é só festa (não?), vez ou outra preparo uns pratos mais leves e sem carne pra compensar a esbórnia. 

Um desses dias em que decidi pegar leve,  prepararei esse hambúrguer vegano maravilhoso que aprendi no curso da chef Dani Malavasi na Termomix Brasil. Especialializada em culinária saudável e funcional, hoje ela é chef do charmoso restaurante Vito, na Vila Madalena! 

Você definitivamente deve tentar essa receita, porque o sabor é maravilhoso e textura é incrível! Tá estranhando esses adjetivos aparecerem juntos em uma receita vegana? Juro que não é propaganda enganosa!

Primeiro, você tem que deixar o grão de bico (400 gramas) de molho em água de um dia para o outro. Depois, cozinhe-o até ficar bem macio e coloque no processador com 1/2 cebola roxa, 2 dentes de alho, 1/2 maço de manjericão, 1 colher de sopa de páprica defumada, 80 gramas de tomate seco, sal e pimenta do reino e bata até tudo ficar homogêneo.


O coloridão lindo da preparação já anima!!!

Junte 100 gramas de farinha de amêndoas e bata mais um pouco. Retire a mistura do processador, forme uma bola com as mãos, embrulhe em filme plástico e deixe na geladeira por 30 minutos.

Divida a massa em várias bolas do tamanho de sua preferência e dê uma achatadinha, pra ficar no formato de hambúrgueres.


Frite em 1 fio de azeite por cerca de 4 minutos de cada lado se o seu hambúrguer for grande e uns 2 minutos se for pequeno.


Sirva com os complementos de sua preferência!



Comida vivíssima!
Observação: se você tem uma Termomix, não precisa cozinhar o grão de bico, pois o equipamento já faz isso enquanto bate os ingredientes. Também dá pra usar o grão de bico cru, mas a textura muda bastante e o hambúrguer esfarela com mais facilidade.








Nenhum comentário:

Postar um comentário