segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Segunda sem carne

A iniciativa "Segunda sem Carne" surgiu nos Estados Unidos em 2003 e hoje está presente em mais de  40 países.

No Brasil, foi lançada em 2009 pela Sociedade Vegetariana Brasileira. Desde então, é o país que tem gerado o maior impacto em todo o mundo, com a implementação de cardápios vegetarianos em escolas públicas de diversas cidades e o crescimento da busca da população por outras fontes de proteína.

Para aderir a esse movimento que só cresce, decidi publicar toda segunda uma receita vegetariana simples, para que a gente possa, junto, buscar uma alimentação mais diversificada, mais saudável e menos óbvia!

E nessa segunda, o prato da vez foi um risoto de mozarela  e tomate muito rápido e fácil de preparar.

Eu sempre tenho um pouco de arroz arbóreo em casa, pois acho o risoto um prato super versátil, tipo pau pra toda obra, mas você pode preparar com arroz comum.

Para poupar tempo, eliminei 2 fases do preparo usual: refogar cebola e alho e adicionar o líquido aos poucos, mexendo sempre.

Em vez disso, aqueci um pouco de azeite em uma panela média e depois acrescentei 1/2 xícara de chá arroz arbóreo e sal.

Misturei rapidamente e deixei fritar uns 3 minutos em fogo baixo.

Acrescentei 1,5 xícara de chá de caldo de legumes (pode ser água mesmo) e deixei cozinhar no fogo baixo, com a panela tampada. 

Quando o líquido secou, abri a panela, acrescentei mais 1 xícara de água e, aí sim, mexi continuamente até secar e os grãos ficarem al dente. Não levou mais do que 5 minutos.

Desliguei o fogo e acrescentei 1/2 xícara de mozarela e 1 tomate picado.

O alecrim serviu não apenas como decoração, mas para dar ao risoto aquele aroma e sabor característicos!

E assim saiu nossa comidinha sem carne dessa semana!

Espero que tenha gostado! E se tiver alguma receita vegetariana prática e gostosa, conta pra gente!



Risoto cai bem com o que? Quase tudo!


domingo, 24 de fevereiro de 2019

Buraco quente! Um clássico da botecagem!

Esse fim de semana não teve churrasco, para a minha tristeza.

Como foi difícil resistir à tentação! Tudo que passava na minha cabeça era o T-Bone de Angus e o bife de chorizo que vi no açougue sexta, pelos quais, bravamente, havia passado ilesa.

Pra mim, churrasco é sinônimo de relaxamento e descontração. É quando a gente coloca o papo em dia, come e bebe sem pressa, ouve um bom rock n' roll e passa horas comentando sobre nossas músicas e bandas favoritas!

Mas ontem tinha um monte de coisa em casa para comer e eu queria economizar. Fora que hoje era dia de branco e a gente não queria estender muito, pra não acordar  acabado hoje.

Então, para unir o útil ao agradável - refeição rápida e informal + usar o que tinha na geladeira - optamos pelo tradicionalíssimo sanduba de boteco buraco quente! Preparado simplesmente com carne moída refogada, queijo e pão francês.

Não sei se existe uma receita original, mas o meu e fiz assim:

Refoguei 1/2 cebola e 1 dente de alho picadinhos em 1 colher de sopa de azeite.

Quando começaram a ficar dourados, juntei cerca de 1/2 quilo de carne moída. Deixei fritar até secar toda a água, misturando com um garfo para a carne ficar bem soltinha.

Temperei com sal, pimenta do reino, tomilho, pimenta caiena e bem pouquinho de canela em pó (menos que 1 colher de café).

Dei uma incrementada com 1 xícara de chá de cenouras picadas e 1 xícara de chá de ervilhas congeladas que já tinha na geladeira.

Misturei bem e juntei 1 colher de sopa de mostarda, 1 colher de sopa de molho barbecue e 1 colher de sobremesa de molho inglês.

Misturei tudo e deixei no fogo baixo por 10 minutos, mexendo de vez em quando.

Desliguei o fogo e juntei cerca de 1 xícara de mozarela picada grosseiramente e misturei até o queijo derreter.

Cortei 1 fatia de cada extremidade do pão francês: uma fina, só nivelar a base e deixar o pão de pé, e uma mais grossa, tipo uma tampinha.

Tirei parte do miolo do pão e preenchi com a carne moída.

Com o calorzão que tava, fez-se necessário aquela gelada para acompanhar!

Não teve churrasco, mas teve
comida gostosa e cervejinha!