sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Carne de panela com abóbora

Essa semana a produção culinária até que foi razoável mas, pra falar verdade, estava morrendo de preguiça de escrever. É um tal de escreve apaga, revisa, altera, que é preciso uma certa disposição para publicar qualquer coisa. Além disso, às vezes eu acho que o prato não merece o post - que foi o que também aconteceu essa semana. Mas a reação de alguns ao comentar o que saiu do meu fogão me fez mudar de ideia e compartilhar as outras receitas da semana com vocês. Terça-feira foi dia de carne de panela com abóbora. Eu usei acém porque tinha sobrado um pouco da sopa de domingo e por que as outras carnes estavam muito caras para o propósito. Me arrependi, porque é muito gordurosa e eu tive o maior trabalho pra deixar sequinha.  Cortei a carne em cubos, temperei com sal e pimenta do reino e reservei. Cortei ao meio e depois fatiei cada metade de uma cebola roxa inteira e a refoguei na panela de pressão com margarina Becel, até ficar bem molinha. Adicionei a carne e deixei fritar bastante, até a sua superfície ficar marrom. Salpiquei um pouco de salsinha e ervas finas secas, misturei bem, adicionei cerca de meio litro de água e fechei a panela. Cortei uma abóbora pescoço em cubos e cozinhei separadamente com água e sal por cerca de 15 minutos. Abri a panela de pressão com a carne depois de meia hora no fogo e juntei a abóbora cozida. Como ela ficou bem mole, algumas se desmancharam e formaram um caldo bem grosso. Um arrozinho seria uma ótima companhia, mas como de casa tinha acabado, comi só com salada mesmo. Ficou muito bom! Pena que não tem foto!