quinta-feira, 29 de março de 2018

Arroz de Páscoa econômico

Pescados estão o olho da cara! E com a chegada da Páscoa, tudo piora. A maioria dos comerciantes brasileiros é oportunista e não se contenta em ter uma margem razoável e contínua. Quer ganhar tudo que pode o mais rápido possível. Quer exemplo melhor disso do que os preços exorbitantes aos quais somos sujeitos durante a temporada de verão nas praias? A latinha de cerveja que custa 5 reais durante o ano, passa a custar 8 no verão. Freud explica? Não, ninguém, nem nada explica. As pessoas procuram retorno rápido, em tudo na vida. Mas o retorno vem tão rápido quanto frágil e no próximo verão ninguém tá ali. Por que será?

Pra fugir dessas armadilhas que sempre aparecem nas datas comemorativas, a gente tem que rebolar e encontrar alternativas mais em conta do que as estrelas da vez: o Peru do Natal e o bacalhau da páscoa, por exemplo. Isso sem falar no tal ovo de chocolate.

Pensando nisso, resgatei uma receita que fiz em algum dia do passado e que cabe bem pra ocasião. Não precisa de bacalhau. Não precisa de salmão e nem de camarão. Dá pra fazer um almoço bacanão na sexta-feira sem gastar os tubos!

Melhor: em poucos minutos, com poucos ingredientes.

Anote aí e salve a sua Páscoa (e o seu bolso)!

Primeiro, preparei um arroz com acafrão: refoguei 1/2 cebola e 2 dentes de alho em 1 colher de sopa de azeite. Quando começaram a ficar dourados, acrescentei 1 colher de chá de açafrão (ou cúrcuma, nome da moda) e um pouco de pimenta do reino branca. Misturei até tudo ficar bem amarelinho.

Acrescentei 1 xícara de arroz branco, 1 punhado de sal e 3 xícaras de água. Cozinhei até um pouco antes do ponto.

Nesse meio tempo, temperei 3 filés de Polaca do Alasca com sal e pimenta do reino. A Polaca do Alasca é uma espécie de peixe branco da família Gadidae, a mesma do bacalhauÉ magrinho, tem baixo teor de carboidrato e colesterol, é excelente fonte de proteína e minerais e fornece 537 mg de ômega-3 a cada 100 gramas. Detalhe: custa menos do que a metade do que o primo famoso.

Continuando: fritei os lindos filés em um pouco de azeite extra virgem até sua superfície começar a dourar e depois e acrescentei no arroz com açafrão, inteiros mesmo, junto com 1 (ou mais?) xícara de ervilhas frescas e 1 colher de sopa de mostarda Dijón com sementes (pode ser só a semente ou só a mostarda). Misturei bem, despedaçando os filés, e finalizei com pimenta do reino moída na hora. 

Para decorar, usei 2 ovos cozidos cortados em meia lua. Dá pra complementar com salsinha, cebolinha, pimenta picada, ao gosto do freguês!

Me fala se com esse prato bonito, barato e simplesmente delicioso (quem disse que não dá pra ter tudo na vida?), tem sexta-feira santa que passe em branco? Ainda dá tempo de chamar a família para o almoço de amanhã!


Existe Páscoa sem bacalhau! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário