terça-feira, 10 de novembro de 2015

Filé de salmão, purê de batata doce e abóbora paulista refogada

Na minha opinião, uma boa alimentação depende quase exclusivamente da mudança de um padrão de comportamento. Todo domingo falo para mim mesma que vou começar a me alimentar de forma mais saudável a partir de segunda mas, quando me vejo, lá estou eu fazendo risoto com a linguiça que sobrou do churrasco do fim de semana. Isso acontece semana após semana e eu fico frustrada por não conseguir cumprir minha proposta nem ao menos por um dia! Sou contra dieta. Mas também sou contra comer tudo indiscriminadamente. Nunca precisei perder peso (talvez 2 ou 3 quilos. Quem não?), mas me preocupo com a saúde e bem estar do meu corpo e mente. E estamos cansados de saber que uma alimentação saudável - sem radicalismo, please! - é essencial para se conquistar ambos. Então, por que, por que, Senhor, é tão difícil fazer as escolhas certas no dia a dia? Fala-se o tempo todo sobre trocar isso por aquilo, diminuir o tamanho das porções, limitar o consumo de determinados alimentos, mas na hora do vamos ver, quem troca a batata frita pelo filé aperitivo? Então, para colocar um ponto final no auto boicote alimentar, ontem me enchi de razão e deixei a linguiça para trás, preparando uma comidinha mais leve e balanceada, rapidinha e fácil de fazer, tanto quanto o usual mexidão pós churrasco! Temperei 2 filés de salmão com sal e pimenta do reino e reservei. Cozinhei 2 batatas doces sem casca e cortadas ao meio na pressão por 15 minutos e depois amassei com um garfo. Refoguei 1/2 cebola pequena em um fio de azeite e acrescentei 1/3 de abóbora paulista fatiada. Temperei com sal, adicionei um copo de água e cozinhei por cerca de 10 minutos com a panela tampada, mexendo de vez em quando. Fritei o salmão em uma frigideira antiaderente sem óleo nenhum. Deixei uns 4 minutos de cada lado, em fogo médio, começando pelo lado da pele. De entrada, salada de alface, tomate, pepino e beterraba. Primeiro dia, check!

Saladinha colorida de entrada!
Jantinha leve para bem começar a semana!



Nenhum comentário:

Postar um comentário