quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Risoto de cogumelos

A exemplo da minha mamãe Rita e do meu querido padastro, Peter, eu e o meu marido costumamos comemorar o dia que começamos a namorar e que nos casamos todos os meses. Seja com um jantarzinho diferente, uma simples happy hour ou uma garrafa de espumante,  a data nunca passa batida! Por outro lado, não dá pra inventar nada muito fancy todo mês porque, senão, já viu a falência! 

Foi com essa intenção de não abrir mão da comemoração e nem da economia que preparei esse delicioso risoto de cogumelos, com shimeji e shitake secos que que já tinha na dispensa. 

Comecei colocando 1 xícara de chá de shitake e 1 xícara de chá de shimeji seco em duas tigelas separadas e cobrindo com água fervente. Deixei de molho durante meia hora, escorri, cortei grosseiramente e reservei. Em uma frigideira funda, adicionei 1 colher de sopa de azeite, refoguei 1/2 cebola picada até começar a ficar transparente e depois acrescentei 3 dentes de alho picados. Deixei fritar até começarem a ficar dourados e acrescentei os cogumelos. Temperei com sal, pimenta do reino e ervas finas secas e deixei cozinhar por cerca de 5 minutos em fogo médio. Acrescentei 1 xícara de café de conhaque e deixei cozinhar em fogo baixo até o caldo reduzir pela metade. Desliguei o fogo e reservei. 

Para fazer o risoto, usei o método de sempre. Refoguei 1/4 de cebola e 1 dente de alho picados em 1 colher de sobremesa de azeite e depois acrescentei 1 xícara de chá de arroz arbóreo. Temperei com bem pouco sal (1 colher de café, mais ou menos) e deixei fritar um pouco. Fui acrescentando aos poucos e mexendo sempre 1/2 litro de caldo de legumes. Quando o caldo acabou e o arroz ainda estava um pouco durinho, acrescentei os cogumelos. Deixei terminar de cozinhar no fogo baixo por mais uns 10 minutos com a panela tampada, mexendo de vez em quando. Desliguei o fogo, acrescentei 1 colher de sopa de manteiga  e misturei bem. 

E o risoto estava prontinho para compor a nossa noite comemorações (6 anos e 1/2 de namoro e 3 anos e 1/2 de casamento), acompanhado de uma deliciosa espumante Fausto Brut Rosé! Melhor, impossível!

Comida especial para uma noite especial!



Nenhum comentário:

Postar um comentário