terça-feira, 20 de setembro de 2016

Torta de amoras com massa de limão

Essa semana o Peter trouxe mais de 1,5kg de amoras do sítio e eu implorei para ficar com elas, pensando na massa de torta doce que eu tinha feito na noite anterior. A receita original, do livro Tortas Caseiras, de Angela Boggiano, usava frutas vermelhas variadas. Adaptei pra conseguir fazer com o que tinha na mão.  Em uma tigela grande, misturei 200 gramas de farinha de trigo, 1/4 de colher de chá de sal, 2 colheres de sopa de açúcar e 50 gramas de manteiga gelada cortada em cubos com a ponta dos dedos, até obter a tal da farofa. Acrescentei mais 50 gramas de manteiga e misturei novamente. Adicionei aos ingredientes secos, aos poucos, 1 ovo batido misturado com 1 colher de sopa de suco de limão siciliano e fui agregando os ingredientes com as mãos até conseguir formar uma bola. Talvez não seja necessário usar todo o líquido (eu não usei). Sovei ligeiramente até a massa ficar homogênea, embrulhei em filme plástico e deixei na geladeira até a noite seguinte. Se você for fazer tudo em um dia só, 1 hora é suficiente. Se deixar para o dia seguinte, aguarde pelo menos 30 minutos para abrir a massa, porque ela fica meio dura. Nada que uma força bruta não resolva...rs Recheio: Em outra tigela grande, misturei 600 gramas de amoras frescas, 50 gramas de açúcar mascavo, 1 colher de sopa de amido de milho, 1 colher de café de canela em pó e 3 colheres de sopa de licor de cassis (ou de outra fruta). Reservei. Abri a massa em uma superfície enfarinhada formando um disco grande, de cerca de 30 cm de diâmetro. Enrolei a massa no rolo e acomodei em uma forma para tortas de cerca de 26 cm. NÃO use a de fundo removível, porque o caldo do recheio escorre e vira a maior lambança - experiência própria. Acho que forrar o fundo com papel manteiga resolve o problema (e, pensando agora com os meus botões, deve ajudar bastante na hora de desenformar). Transfira o recheio para a forma com a massa e dobre o excedente sobre o recheio. O centro do recheio ficará exposto. Leve ao forno alto por 30 minutos, ou até a massa dourar e o recheio começar a borbulhar. Juro que foi uma das sobremesas mais gostosas que eu já comi. Orgulho de mim! :)


Olha como ela fica antes de assar! Ok, acho que
 calculei um pouco errado as sobras de massa...rs

Quem se importa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário