terça-feira, 27 de março de 2018

Filézinho suíno caramelizado com arroz e couve refogada

Durante a semana costumo almoçar na casa da minha mãe porque é bem perto do trabalho. Antes que vocês pensem, "que mordomia, tem a mamãe pra cozinhar!", já adianto que não é bem assim. Trabalhamos juntas e às vezes dividimos o divide fogão pra adiantar o expediente. 

A ideia (da Rita, claro) era fazer uma peça pequena de filé mignon suíno de um jeito diferente. Eu, com zero inspiração, pensei - e falei - "mas assim, de bate e pronto"? Ela sugeriu "pelo menos temperar de um jeito diferente" e eu  já fui atacando a torre de temperos secos que ela tem no balcão da cozinha. Daí até a ideia final do prato foi um pulinho! (Gratidão aos temperos! 🙏).

Cortei uma peça de cerca de 1 kg em vários filézinhos pequenos, temperei com alecrim, tomilho, sal, pimenta do reino e 1/2 limão e reservei.  

Em uma frigideira grande, acrescentei 2 colheres de sopa de açúcar e deixei no fogo até começar a virar uma calda. Fritei os filés dos dois lados por seca de 5 minutos (até ficarem bem dourados) nessa calda.

Piquei a cebola e o alho e acrescentei na panela que já estava com um fio de óleo no fogo. Mamis fritou até começarem a ficar transparentes e adicionou cerca de 1 1/2 xícara de arroz branco. Deu aquela fritadinha básica, acrescentou um punhado de sal e umas 3 xícaras de água. 

Lá em casa não se lava arroz, não se esquenta água, nada disso. Só coloca de água o dobro da medida do arroz, cozinha com a panela tampada até a secar a água de cima, tira a tampa e cozinha no fogo baixo até quase toda a água secar. Sempre deixo terminar de secar com o fogo desligado.

A couve é uma atração à parte na casa da minha família. Minha linda vovó Zenaide cozinhava assim, a Ritinha cozinha assim e eu... bom, sou a única que não cozinha assim e prepara do jeito tradicional mineiro (bem fininha e quase crua).

Mas enfim, a forma tradicional da família Teixeira é assim: cebola + alho picados refogados em azeite + couve fatiada não tão fininha + tomate picado. Cozinha até começar escurecer e pronto. Fica boa demais!!!

E o nosso prato ficou assim, bonito de se ver e de comer!

Almoço durante a semana em casa,
fresquinho, feito a quatro mãos, com a mamãe?
É muita felicidade! 😍😍😍😍😍



Nenhum comentário:

Postar um comentário