sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Frikadellen - hamburguinhos alemães

Eu não sei se essa é a receita original do Frikadellen. O que eu sei é que comia no café da manhã todos os dias em um festival de heavy metal de 4 dias que fui na Alemanha nos idos dos anos 2000. Era um copo de café e um Frikadellen lá pras 8 da matina, quando começava a passagem de som das bandas e poucas almas conseguiam continuar dormindo (como se alguém dormisse at all...rs). Uma hora depois, a dieta já passava a ser chopp e...bom, chopp! Das 10 da manhã à meia noite, dando espaço para uma pizza ou um salsichão no decorrer do dia. Bons tempos! Enfim, quando voltei para o Brasil, resolvi preparar o negócio do meu jeito e essa é a receita que uso desde então. Dizem que o frikadellen também é conhecido como bouletten, aquele bolinho de carne que tem no cardápio de todo restaurante alemão. Eu acho diferente, no mínimo, porque o primeiro é grelhado e esse último, frito em imersão. Mas posso estar enganada. O que importa é que o mini hambúrguer sempre faz sucesso em toda festa alemã que organizo e dessa vez não foi diferente: não sobrou nenhum pra contar a história e muito menos para tirar a foto. Comecei temperando 2 quilos de patinho moído com sal e pimenta do reino. Misturei bem, amassando com as mãos, para que a carne ficasse mais grudadinha. Acrescentei 1 cebola grande ralada, 1 maço de salsinha e 1/2 maço de cebolinha picados - mais ou menos 2 xícaras e 1 xícara, respectivamente. (Essas quantidades servem cerca de 20 pessoas. Para fazer para menos pessoas, basta dividir proporcionalmente ou misturar tudo no olhômetro mesmo). Amassei mais um pouco e fui formando bolinhas pequenas e achantando-as com as mãos pra ficar no formato de um hambúrguer.  O próximo passo foi simplesmente levar à grelha, por cerca de 2 minutos de cada lado. Os acompanhamentos são infinitos: picles, pão, salada de batata, só mostarda, enfim, o que a imaginação e a fome mandarem! 

São ou não de morrer?

Obs.: Devido à impossibilidade de produzir uma foto autoral - por conta da rapidez com que os bolinhos desapareceram da mesa - usei essa publicada pelo usuário Multichill, publicada no Wikimedia Commons, plataforma de compartilhamento de imagens gratuitas do grupo Wikipedia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário