segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Lombo de panela com cenouras

Eu adoro carne de porco, mas devo confessar que nunca fico totalmente satisfeita com as minhas produções. Sempre acho que precisava de mais tempero, ficar mais dourada ou mais macia, etc. Quando vi essa receita de lombo num programa de TV, imediatamente descobri o que estava faltando no meu lombo. Desta feita, é óbvio que resolvi copiar! Isso aconteceu na noite da última sexta-feira, quando recebi minha mais nova amiga, a Carol, para jantar. A receita orienta temperar o lombo na véspera, mas como eu não gosto de firula - e nunca sei o que eu vou querer comer na véspera - temperei alguns minutos antes. Comecei lavando e furando com um garfo uma peça de 1 quilo de lombo. Deixei a carne de molho durante 20 minutos no suco de 4 limões, um copo de cachaça e água (até quase cobrir o lombo). Depois, temperei o lombo com um copo de vinho branco seco, um copo de suco de laranja, uma cebola picada grosseiramente, pimenta do reino e a mistura com alho e sal e deixei marinar por 30 minutos. Em uma frigideira aquecida, juntei  uma colher de açúcar e um pouco de azeite e deixei cozinhar até o açúcar derreter. Fritei todos os lados do lombo nessa frigideira até ficarem bem dourados. Transportei a carne para uma panela, adicionei o tempero e deixei cozinhar tampado por cerca de 1 hora. Se ficar muito seco, adicione um pouco de água ou suco de laranja. Um pouco antes do lombo ficar pronto, cozinhei 2 cenouras cortadas ao meio com uma cebola roxa fatiada em um pouco de água (cerca de um copo). Quando ficaram ao dente, coloquei em uma forma pequena, reguei com um pouco de azeite e levei ao forno, onde ficaram até terminarem de cozinhar. E foi com ela que servi o lombo dos meus sonhos (rs),  dourado, temperado! Eu, o Juju e a Carol nos acabamos! Ainda bem que sobrou um pouco para marmitinha de amanhã!
O coitado foi atacado antes da foto!
Aí sim!
 As cobaias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário