terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Reflexões de uma cozinheira, empresária, tradutora, blogueira... e por aí vai

Parte 1: A cozinha da Crispirinha Comidinhas e Eventos

Esse ano senti a necessidade de parar tudo que estava fazendo pra me reorganizar mentalmente e na prática e traçar um novo caminho pra 2018.

O ano passado trouxe muitas experiências novas e muito aprendizado. Participei de eventos e cursos extraordinários, que mudaram a minha vida. Cozinhei em uma cozinha profissional, para um público desconhecido, pela primeira vez. Organizei e cozinhei um evento para 60 pessoas e fiz vários outros menores. Conquistei novos clientes, vendi mais do que o dobro do que no ano anterior. Meu negócio cresceu em um ano mais do que nos últimos cinco! Gratidão! 🙏


Eu e o meu marido e fiel escudeiro, Juju, pilotando
 a cozinha da House of Food! Desafio vencido!

Cozinhar dá trabalho. Ainda mais que não se resume simplesmente a cozinhar. Todo novo projeto envolve a preparação de um orçamento, criação de fichas técnicas, planejamento, compras, armazenamento, separação e pré preparo dos ingredientes, a preparação propriamente dita, embalagem e entrega. Quando se trata de um evento, inclui, ainda, a coordenação da cozinha, serviço, limpeza. Ufa! 

Esse processo geralmente dura 1 semana, de hard working, dia após dias, mais de 12, 16 horas por dia.



E, depois de tudo, ainda dá de cara com esse caos!
 Vontade de chorar!
😭

Pessoalmente, é recompensador! Cada projeto finalizado é uma vitória! Me sinto exausta, mas feliz!


Então, a gente brinda!!!

Financeiramente, a história é outra. A margem de lucro é muito baixa em comparação a toda essa trabalheira. Você percebe que mais investiu (tempo, dinheiro, conhecimento) do que ganhou e isso faz com que aquela sensação de dever cumprido e vitória se perca em meio a frustração. Mas o aprendizado, fica. 

A cada dia, acredito mais que dinheiro é meio e consequência, não fim. Mas quando a conta não bate no fim do mês, o projeto se torna inviável e é preciso ter clareza sobre isso. 

Foi exatamente essa clareza que me fez puxar o freio de mão no último mês do ano, justamente quando a demanda costuma ser maior. Dei três passos para trás e parei, inclusive com o blog, porque precisava me distanciar para refletir sobre o próximo passo.


Parte 2: O blog Crispirinha

Ficar o tempo todo conectada é inevitável para quem administra um blog e isso pode ser bem estressante - ainda mais para mim, que tem jornada dupla na frente do computador - administradora e tradutora durante o dia e cozinheira e "blogueira" (aaaaarrgghhh) à noite. 



As duas versões de mim!

O processo de criação de um post é bem natural, mas quase tão trabalhoso quanto cozinhar. Escreve, apaga, tira foto, trata foto. Publica, apaga, corrige. Demanda tempo, paciência e, principalmente, inspiração e nenhum deles deu o ar da graça em dezembro. Me dei direito de esperar aparecerem! rs 

Eu amo o que faço! Me sinto genuinamente feliz na cozinha! Mas fazer tudo sozinha, com poucos recursos e ter um resultado satisfatório é um desafio.

Nada neste blog é fake. O que eu cozinho é aquilo que vou comer e não simplesmente uma comida da moda que vai sair bonita na foto ou alavancará muitos likes nas redes sociais. Por isso, em vez de postar um conteúdo qualquer só pra manter a coisa funcionando, às vezes prefiro não publicar nada. 

Mas passou o Natal o ano novo, o meu aniversário (fiz 40 anos no último dia 6! Eeeeeee, parabéns para mim!) e agora me sinto inspirada e animada para compartilhar com vocês receitas mais bacanas, mais gostosas e fotos mais bonitas, no mesmo clima descontraído e despretensioso de sempre! 

Nesse meio tempo, vou traçando o tal novo caminho para 2018, o próximo passo, e uma forma de deixar tudo mais atraente, divertido e bonito, para mim e para você!

E que venha o novo ano!

Até mais!!!

Crispirinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário