quarta-feira, 4 de julho de 2018

Toad in the hole

Sapo no buraco! Por mais estranho que pareça, é nome do prato tradicional inglês feito com linguiças e massa de yorkshire pudding que deu cabo das linguiças toscanas que sobraram do churrasco do fim de semana!

Yorkshire puddings são aqueles paezinhos/bolinhos/massinhas bem fofos que os ingleses servem como acompanhamento de quase tudo, principalmente carnes assadas. É praticamente uma massa de panqueca, mas assada no forno e não frita na frigideira.

Comecei a preparar com certo receio, mas o resultado foi um prato inusitado, fácil de fazer e ridiculamente gostoso! 

Primeiro, fiz a massa. 

Em numa tigela grande, misturei 285ml de leite, 115 gramas de farinha e 3 ovos um batedor de arame e reservei. 

Dizem que pra ela ficar bem foda - foda não, fofa! fofaaaaa! hahahahaha -  precisa descansar por pelo menos meia hora.

Então, nesse meio tempo, fiz as linguiças.

Em uma assadeira antiaderente grande para bolo inglês (aquelas retangulares, finas e altas), adicionei 2 colheres de sopa de óleo de canola e coloquei no forno alto até o óleo ficar bem quente.

Seguindo a receita, retirei a assadeira do forno, coloquei 4 linguiças toscanas finas e coloquei de volta pro forno. 

A orientação era deixar por cerca de 20 minutos, até que ficassem assadas e douradas por igual, mas como o desempenho do meu forno deixa a desejar e após os 20 minutos elas não tinham ficado nem levemente douradas, levei a assadeira pra boca do fogão. Não levou nem 10 minutos pra que ficassem douradinhas e cozidas!

Retirei a assadeira do fogo, acrescentei a massa e, aí sim, coloquei no forno (alto).

Apesar de a receita dizer para não abrir o forno em menos que 20 minutos,  em menos de 15 (acho) a massa estava lindamente dourada e com o triplo do tamanho, formando uma escultura disforme em volta das liguiças!

Para minha tristeza,  ela começou a murchar depois que abri 😔. Ou seja, quando for fazer, asse em forno médio ou baixo e siga a dica dos 20 minutos. 

O importante é que o resultado foi sucesso total! Massa com sabor mais neutro e  consistência fofíssima + sabor mais acentuado e consistência mais crocante das linguiças fritinhas! 


Quando coloquei a massa em
 cima das linguiças, não botei
muita fé não...

Mas sem contar a murchada
 😔

Deu tudo certo! 😃

E esse foi nosso jantar, com direito a sobremesa e tudo! Mas sobre ela a gente fala amanhã! rs

Beijocas! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário