Dia das mães é tradição aqui em casa eu cozinhar para a minha mamãe. Eu amo cozinhar para a Ritinha. É a única forma que eu encontrei de demonstrar meu imenso amor e gratidão por ela. É a pessoa que mais admiro, que mais me inspira com sua generosidade, doação, honestidade e tantos outros adjetivos que ocupariam essa página inteira. Então, fora de cogitação dar um sapato. Amo sapato e ela também! E nada contra quem dá (nem ela...rs). Mas, pra mim, nada mais especial do que depositar todo o meu amor em um bom prato de comida!
Ela deu spoiler que queria massa fresca e eu e lembrei que ela curte saltimbocca alla romana. Então, cardápio escolhido, parti pra mão na massa!
Fazer a massa fresca, do zero, não é difícil não. Abrir e cortar a massa leva um pouco de tempo, mas exige mais paciência do que técnicas complexas. Uma máquina de macarrão simplifica bastante maaaas, ainda assim, você vai levar um certo tempo. Esteja preparado!
Para a massa perfeita, a receita é 1 ovo para cada 100 gramas de massa e sal.
Eu usei:
500 gramas de farinha de trigo branca
5 ovos
5 gramas de sal
Coloquei 80% da farinha em uma superfície lisa e abri um espaço no meio com as mãos.
Coloquei um ovo de cada vez nesse buraco, agregando à farinha com um garfo. É só ir misturando a farinha que está ao redor do ovo aos poucos.
Depois de colocar todos os ovos, sovei a massa até ficar bem lisinha (uns 10 minutos) e dexei descansando por meia hora.
Usei meu cilindro de macarrão da @marcatoatlaas para abrir a massa e depois o cortador para fazer o fettuccine. Se você não tem o cilindro, abra a massa com o rolo e corte no formato que desejar com a faca mesmo.
Pendurei a massa no meu varalzinho lindoooo, específico para massas, e parti para o saltimbocca.
Comecei separando
1 kg de filé mignon (o certo é vitelo, mas não rolou)
250 gr. de presunto cru em fatias
100 gr. de farinha de trigo
150 gr. de manteiga
1 garrafa de vinho branco seco (do bom, pelo amor de Deus!)
Sal e pimenta do reino
Comecei limpando 1 peça de filé mignon e cortando em escalopes. Separei a quantidade necessária e reservei o resto.
Abri os escalopes usando um martelo de carne para fazer paillards, que são aqueles bifes bem finos. Seja delicado. Não precisar macetar a coitada da carne.
Temperei os paillards com sal e pimenta do reino e espetei em um dos lados de cada um deles 1 fatia de presunto e 1 folha de salvia.
Dispus a farinha em um prato e passei o outro lado dos paillards nela, retirando o excesso.
Aqueci uma frigideira grande, adicionei a manteiga e fritei a superfície enfarinhada até ficarem douradas. É bem rápido uns 2 minutos. Retirei a carne da frigideira e reservei.
Adicionei o vinho branco, raspando os grudinhos da carne com uma espátula. Deixei cozinhar por uns 5 minutos.
Cozinhei o fettucine em bastante água até ficar um ponto antes de al dente. Transferi a massa (sem a água) para a frigideira onde fritei a carne e miturei bem. Acrescentei 1 concha de água do cozimento da massa e deixei mais uns 2 minutos no fogo.
Além de muito, muito saborosa, é uma preparação linda, digna de ocasiões especiais!
Tente e me fala!
Feliz dia para todas as mamães!
Nenhum comentário:
Postar um comentário