quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Bolo chiffon

 



O bolo chiffon foi criado em Los Angeles, minha cidade favorita de todos os tempos! 

Faz parte do grupo de bolos feitos com massas espumosas, cuja base são ovos batidos, responsáveis pelo crescimento da massa, açúcar e farinha. Apesar de seu sabor acentuado, sua massa é bem leve e aerada. Uma perdiçããããoooo!!!

Resolvi fazer um desses nessa quinta à noite porque é a primeira receita do Manual Prático de Confeitaria do Senac e minha intenção é, finalmente, fazer todas as receitas do livro, uma por semana (tenho fé!). Também porque precisava tomar uma atitude quanto ao tédio que me domina nos últimos dias, por ter que ficar de molho a maior parte do tempo, por conta de uma fratura no pé esquerdo. Vamos pular essa história e partir pro bolo rs

Comece separando os ingredientes e preaquecendo o forno a 160 graus.

86 gramas de açúcar refinado + 43 gramas de açúcar refinado

57 gramas de água

101 gramas de clara

0,5 gramas de cremor tártaro

2,5 gramas de creme de baunilha

100 gramas de farinha de trigo

3 gramas de fermento químico

50 gramas de gema

51 gramas de óleo vegetal

 

Acrescente em um bowl 86 gramas de açúcar, as gemas, o óleo e a essência de baunilha. Misture até formar um líquido homogêneo. Separe em duas partes e reserve.

Bata as claras em neve na batedeira, em velocidade média. Acrescente 43 gramas de açúcar e o cremor tártaro aos aos poucos e continue batendo até ficar bem firme e desligue a batedeira

Acrescente uma parte da mistura de gemas às claras e mexa delicadamente com um fuet. Acrescente o restante da mistura e repita a operação.

Junte a farinha de trigo e o fermente e misture delicadamente com o fuet, de cima para baixo, até a massa ficar homogênea e aerada.

Coloque a massa em uma forma tipo canudo (usada pra assar pudim) com a ajuda de uma espátula. Não precisa untar a forma.

Asse em fogo baixo por 30 minutos, até a superfície ficar dourada e firme ao toque.

Para desenformar, assim que tirar  do forno, vire a forma de ponta cabeça em cima de um prato. Quando esfriar, passa uma faca nas laterais da forma para soltar o bolo. 

Para decorar, salpique um pouco de açúcar de confeiteiro na superfície, usando uma peneira.

Ta aí, o bolo mais fofo do mundo! 😋


Nenhum comentário:

Postar um comentário