quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Jantar 3: espinafre + salada de batata da semana passada = risoto de espinafre com quinoa e tortilla espanhola

Tinha um montão de espinafre do sítio que ficou um tempo na geladeira da minha mãe e depois passou a descansar na minha. Tava difícil dar atenção pros caras, mas ontem eu consegui! Foi a primeira coisa que tirei da geladeira quando cheguei em casa, mesmo sem saber o que faria com eles. Só sabia que queria comer quinoa e espinafre, então decidi inventar esse risoto diferentinho.

O risoto:

Cozinhei 1 xícara de quinoa, como se fosse arroz, refogadinha com cebola e alho e o dobro de água. Cozinhei até ficar bem macia. 

Em outra panela, cozinhei cerca de 2 maços de espinafre limpos e higienizados com 1 xícara de água e 1 colher de café de sal com a panela tampada. É só esperar murchar. 

Bati rapidamente o espinafre com a água que sobrou no liquidificador para formar um caldo grosso.

Misturei metade da quinoa no espinafre (guardei o resto para usar em outra ocasião) e misturei bem. A própria textura do espinafre já deixou a quinoa cremosa, mas eu acrescentei 1 colher de requeijão light pra dar um sabor adicional.

A tortilla

Sério, não sei mais o que fazer com pão e salada de batatas. Sobrou um pouco do evento que fiz semana passada e tá bem difícil de dar cabo em 2. 

Mas como a gente é brasileiro e não desiste nunca, lá fui eu transformar a salada de batata com molho de gemas cozidas e iogurte em algo parecido a uma tortilla espanhola - audaciosamente indo onde nenhum outro cozinheiro jamais esteve! rs

Em uma frigideira grande e funda, fritei 1 cebola média fatiada em 2 colheres de azeite até ficar dourada.

Acrescentei 2 xícaras da salada de batatas (na receita original as batatas são cruas e fatiadas) e fritei até as batatas começarem a ficar douradinhas.

Bati 5 ovos, juntei as batatas, temperei com sal e pimenta do reino e voltei para a frigideira.

Deixei fritar até a parte de baixo ficar bem firme e dourada. Com cuidado, despejei o conteúdo em um prato e depois virei na frigideira, de forma que a parte não cozida da tortilla ficasse em contato com a frigideira. 

Fritei o outro lado até ficar cozido e douradinho também. Vai uns 5 minutos cada lado).

Prontinho! Comida e fresquinha e ingredientes renovados! 

Mas, pra falar a verdade, a combinação não atendeu às minhas expectativas... As preparações ficaram deliciosas individualmente, mas com outros acompanhamentos ficariam melhores. O risoto com uma carne e a tortilla com uma salada de folhas, por exemplo.

Mas o que importa é que a comida ficou gostosa e o objetivo foi cumprido! Menos dois na geladeira!
  
Combinação totalmente patriota!






Nenhum comentário:

Postar um comentário