segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Jantar 5: quinoa cozida + linguiça toscana do churrasco = mexidão

Tempo de preparo: 15 minutos
Quantidade de porções: 4
Complexidade: menos zero

Tudo junto e combinado!

Passei praticamente o fim de semana inteiro cozinhando e por isso não consegui postar nada. Mas isso não quer dizer que não rolou resgate! Entre um turno e outro, consegui jantar - o que já é uma vitória nesses dias de produção - e dar cabo de mais algumas coisas que estavam na geladeira.

A preparação não poderia ter sido mais simples e óbvia: o chamado mexidão, que é arroz ou outro grão misturado com o que quer que seja. Eu usei a quinoa que separei do risoto da semana passada, a linguiça do churras de sábado e um pouco de alho poró que estava na gaveta da geladeira esperando sua vez de pular fora.

Em uma panela média, aqueci 1 colher de azeite extra virgem e refoguei 1/2 pimenta dedo de moça, 1/2 cebola e 2 dentes de alho picadinhos.

Juntei 1 linguiça toscana sem pele e despedaçada e fui desmanchando com a colher até os pedaços ficarem menores. 

Depois, entraram 1 xícara de alho-poró fatiado fino (e limpo, claro) e 2 xícaras de quinoa cozida. Dei um up no tempero: sal + pimenta do reino + páprica defumada, misturei bem e deixei mais uns 5 minutos no fogo baixo. 

Aí foi só servir no prato fundo (um bowl também rola) e correr pro sofá!

O mexidão é prato único, rápido e econômico, que tem a vantagem de usar uma única panela na preparação! Corra pra sua geladeira e invente o seu você também! 

Tá curtindo o desafio Jantar para 15 Dias sem Gastar um
Tostão? Tem alguma sugestão ou receita esperta para reutilizar ingredientes? Conta pra gente aí nos comentários ou nas redes sociais!

Até a próxima! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário