quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Jantar para 15 Dias sem Gastar um Tostão, dia 10: a batata doce e 2 hambúrgueres podem virar um lindo prato típico inglês, a shepherd's pie! Duvida?

Galera, houve um pequeno gap no nosso desafio Jantar para 15 Dias sem Gastar um Tostão por conta do feriado! Fui para o sítio da minha família no interior de São Paulo e apesar de ser bem pertinho, o 4G não existe e o 3G é precário, então não consegui publicar nada! Desculpem por isso!

Mas isso não significa que o desafio ficou de lado! Afinal, graças ao bom Deus, fogão ainda não precisa de internet pra funcionar. 

Essa semana encaramos a reta final da nossa proposta de preparar 15 pratos apenas com ingredientes que temos em casa, sem passar no mercado nem pra comprar cebola! Porque você sabe muito bem o que significa essa breve e aparentemente inofensiva visita ao mercado: ingredientes a mais na sacola e dinheiro a menos no bolso. E comida estragando na geladeira. 

O dia 10 do nosso desafio trouxe uma versão diferente de um prato inglês tradicionalíssimo, a Shepherd's Pie, que é carne moída refogada coberta com purê de batata e gratinada. 

A batata da vez foi a doce, que provavelmente protagonizaria seus últimos e tristes dias entre nós na fruteira de casa, não fosse seu fim glorioso nessa deliciosa Shepherd's Pie. Amém! 

A carne moída veio de dois hambúrgueres que sobraram de um evento do final de semana. Queria um fim menos óbvio do que colocá-los no meio de um pão, então viraram o refogadinho da minha torta. 


As vítimas!

Comecei cozinhando as batatas doces (não consegui salvar metade da maior 😭) descascadas e cortadas em cubos em uma panela com água e bem pouco sal. 

Depois, refoguei em outra panela 1/2 cebola e 2 dentes de alho picadinhos em um fio de azeite - nessa ordem, pro alho não queimar. 

Quando o alho começou a ficar dourado, acrescentei a carne aos poucos, desmanchando as bolotas com as mãos para ficar bem soltinha. Já estava temperada, mas complementei com 2 raminhos de tomilho, 1 punhado de páprica picante, 1 punhado de canela em pó e pimenta do reino.

Deixei no fogo alto até a água secar e a carne ficar douradinha e depois acrescentei 1 cenoura cortada em cubos pequenos e 1 xícara de ervilhas orgânicas (ambas do sítio, uma alegria!).

Adicionei 1 colher de sopa de farinha de trigo e 1/2 copo americano de água, misturei bem, diminui o fogo e deixei cozinhar até os legumes ficarem al dente.

Escorri as batatas e espremi com um garfo mesmo, porque queria um aspecto mais rústicos (tá na moda...rs). Juntei 1 colher de sopa de manteiga sem sal e 1 xícara de leite. Deixei no fogo baixo por uns 5 minutos, misturando sempre com um batedor.

Enchi duas tigelinhas refratárias com o recheio de carne até sobrar uns dois dedos da borda, completei com o purê de batata e salpiquei queijo ralado. 

Levei o forno alto (pré-aquecido) por una 10 minutos, até o queijo derreter e superfície ficar moreninha. 


Em tigelinhas individuais, dá pra comer no sofá! Oba!

Geralmente faço num refratário grande, pra todo mundo poder se servir à vontade, mas como a quantidade era pequena, fiz em duas tigelinhas individuais!

A Shepherd' Pie é um prato que eu adoro e faço bastante, mas nunca tinha feito com batata doce. Ficou divino! A única decepção foi que deu tão pouquinho que nem deu pra repetir!

Acho que chegamos no décimo dia com louvor, o que você acha? Conseguiu seguir o desafio até aqui? Reproduziu alguma das receitas em casa? Fala pra mim como está sendo a sua experiência! 

Semana passada ainda teve risoto de linguiça toscana e alho poró e sanduíche natural de frango!

Vou tentar postar tudo rapidão pra gente não perder o fio da meada!

Ah, e não esqueça dar aquele curtidinha básica que a gente gosta ou compartilhar com os coleguinhas!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário