Que tal aproveitar que hoje é sexta e preparar uma pizza caseira com a nossa querida abobrinha?
A gente chega mais relaxado em casa e não tem tanta pressa porque não precisa acordar cedo amanhã! Então, dá pra encarar uma preparação mais caprichada!
Fora que depois que você descobrir essa dica da deusa Rita Lobo, nunca mais vai titubear pra fazer uma massa de pizza na vida (espero)!
A coisa deu tão certo, mas tão certo que eu fiz ontem, convidei minha mamis e o Peter e antes de eles chegarem, já tava praticamente tudo pronto pra por no forno!
Bora pra receita?
Ela rende 4 discos de massa e dá pra umas 6 pessoas.
Em uma tigela pequena, misturei 2 colheres de chá de açúcar e 2 saquinhos de fermento biológico seco.
Adicionei 1 e 1/2 xícara de água morna, misturei até dissolver tudo e esperei espumar. Leva uns 5 minutos.
Agora, aqui está a dica de ouro da massa: batê-la no processador ou na batedeira, com a peça tipo gancho.
Sério, diminui em menos da metade o tempo de preparação! Santa Rita!
Então, adicionei na vasilha do processador 6 xícaras de chá de farinha de trigo branca e 1 colher de chá de sal e bati rapidamente pra misturar.
Com o processador em velocidade lenta (1) fui adicionando a mistura do fermento (espumadona, coisa mais linda de se ver, deveria ter tirado uma foto!).
Adicionei 1/2 xícara de chá de azeite e a mesma quantidade de água e bati numa velocidade maior (5) até a massa ficar bem pesada e desgrudar da parede da vasilha.
Pronto! Naaaada de sova na mão, que levaria pelo menos 15 minutos e muita dor no meu punho que não é lá essas coisas... rs
Untei uma tigela grande com azeite, coloquei a massa nela, cobri com um pano de prato limpo e deixei descansar por 1,5 horas.
Parece muito, mas não é!
Nesse meio tempo, dei uma tapa da cozinha, tomei um banho e preparei um Negroni:
Em um copo baixo com gelo até a metade, adicionei:
40 ml de gin
30 ml de vermute seco
30 ml de bitter (o mais popular é o Campari)
Muda a vida, juro! Deu gás para os próximos rounds da receita. Ufa!
Que foi preparar os recheios: higienizei e cortei em rodelas fininhas 1 abobrinha e ralei 1/2 quilo de mozarela com a peça lâmina do processador.
A essa altura, a massa tinha dobrado de tamanho! Iuuuupiiiii!!!!
Quase nada é tão emocionante quanto ver uma massa crescer! 😂 |
Dividi a massa em 4 partes e abri com um rolo de macarrão em uma superfície enfarinhada.
Cobri um dos discos com molho de tomate caseiro que eu já tinha pronto em casa, deixando 1 dedo da borda e depois coloquei 2 camadas de rodelas de abobrinha. Completei com bastente mozarela e azeitonas.
Foi pro forno alto por 30 minutos.
Detalhe: meu fogão é à gás de botijão, não é potente e não tem a função gratinar. Adeque o tempo e a temperatura de acordo com o seu equipamento. O queijo deve estar bem derretido, borbulhando, e a borda da pizza levemente dourada.
Sucesso total!
Faça um agrado para você mesmo e seus convidados e prepare a sua própria pizza! Além de ter apenas ingredientes escolhidos por você, o sabor é incomparável e você ainda leva grátis uma sessão de terapia, que é colocar a mão na massa!
Chama a galera que ainda dá tempo!
A foto não é das melhores porque com convidados não dá pra enrolar! Mas o que importa é compratilhar a comida e bons momentos à mesa! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário