terça-feira, 16 de outubro de 2018

Dia Internacional da Alimentação

A minha proposta dessa semana coincidiu muito felizmente com o Dia Mundial da Alimentação, comemorado na data de hoje, 16 de outubro, em mais de 150 países.

A data foi instituída em 1981 e tem como objetivo conscientizar a população sobre temas relacionados à alimentação e nutrição. 

A prioridade da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a segurança alimentar, é o direito à alimentação adequada e saudável de forma permanente e sustentável.

E é exatamente neste primeiro desafio que já começa a confusão.

Quando falamos sobre alimentação saudável, grande parte das pessoas já pensam em dietas da moda, ingredientes exóticos (e caros), pratos insossos, sem graça, sem gosto. Eu poderia falar que as coisas vão bem além disso mas a verdade é que são bem mais simples!

O problema é que a boa alimentação, a tal da alimentação saudável, hoje é ditada por uma indústria, uma mídia, fake celebrities que faturam milhões ano após anos comercialiazando e divulgando produtos e fórmulas tão fancy quanto inúteis! E nós seguimos na busca pelo melhor ingrediente, a dieta mágica, o suco milagroso. 

A resposta é muito mais simples, barata e sustentável. Uma alimentação saudável e adequada valoriza os ingredientes da nossa terra, sua sazonalidade, a criatividade da preparação e de forma a utilizá-lo em sua totalidade. Pronto. Para mim isso resume uma alimentação saudável e sustentável! Tem que estar ao alcançe da população como um todo, não apenas dos mais favorecidos.

No nosso contexto como consumidores, não precisamos sofrer tanto para nos alimentarmos bem. Produtos mais fresquinhos, mais bonitos, com menos agrotóxicos e até orgânicos podem ser conseguidos priorizando ingredientes da estação ou até comprando de um produtor local. 

Por isso, a minha proposta dessa semana é preparar pratos bonitos, deliciosos e simples usando esses ingredientes: no meu caso, usarei o que colho no sítio da minha família (acho que vou precisar de mais de uma semana), que provavelmente vai coincidir com o que você encontrará com mais facilidade e mais barato nos mercados. 

Acompanhe a partir de amanhã aqui no blog e nas minhas redes sociais receitinhas rápidas e diferentes preparadas com os ingredientes da vez!

Uma alimentação saudável deve estar ao alcance de todos!
 E nossa terra já faz grande parte do trabalho!


Tá lançado o desafio! Tá comigo? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário