terça-feira, 16 de abril de 2019

Rösti - a batata suíça!

Se tem uma coisa que nós brasileiros amamos é batata!

Como é um ingrediente super versátil, durável e barato, costumamos ter sempre em casa e por isso é um coringa na hora de preparar uma refeição rápida.

Se você tem algumas já cozidas e não sabe como aproveitá-las, aproveite para preparar um delicioso rösti, receita suíça feita basicamente de batata ralada e manteiga.

Dia desses, fez par para o bife de contra-filé e vagem refogada, dando origem a um jantar prático, rápido e saudável!

Fuja das receitas complexas que exigem preparação antecipada! Essa receita testada e comprovada é a que o meu padastro, Peter, que é suíço, faz! Ou seja, trazida diretamente da fonte, não tem erro!

Ralei 2 batatas cozidas grandes na parte grossa do ralador (o ideal é que ela tenha sido cozida em água com sal. Senão, adicione o sal nesse momento e misture bem).

Aqueci uma frigideira média (mais ou menos 20 centímetros) e coloquei 1 colher de sopa de manteiga.

Quando a manteiga derreteu, acrescentei a batata ralada a fui pressionando com uma colher até ficar algo parecido com uma fritada.

Ela fica perfeita assim! Se desmilinguir,
basta começar tudo de novo!

Deixei no fogo alto por cerca de 5 minutos, até a parte de baixo, em contato com a frigideira, ficar dourada. 

Coloquei um prato raso em cima da frigideira e virei a frigideira em cima desse prato, transferindo a batata para o prato, com a ajuda de uma luva térmica.

Coloquei a batata de volta na frigideira, com o lado que não foi cozido para baixo (o lado que estava em contato com o prato). 

Se nesse processo a batata desmilinguir, basta começar tudo de novo: volte para a frigideira, molde em forma de fritada e doure os dois lados. 

Deixei no fogo alto até dourar a outra parte e desliguei.

Não tente economizar na manteiga, pois é ela que fará a batata sair perfeita da frigideira, sem grudar, e dará o sabor característico do prato. 

A não ser que você tenha aquelas frigideiras master blaster da Polishop...rs Mesmo assim, não aconselho. Vai comprometer o sabor.

Como graça pouca é bobagem, usei um cortador de massa redondo para fazer pequenos röstis e servir lindamente com a minha carne com legumes!

Tudo isso, + cozinhar a vagem e grelhar o contra, levou cerca de 30 minutos. Nem preguiça dá pra ter!


O corte com o aro deu o tchans na hora de servir!