quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Fish & Chips


Eu não ia publicar essa receitar porque tô meio xoxa com o fato de não poder cozinhar por um tempo. Aí as pessoas pensam "mas você não usa o pé pra cozinhar...". Ledo engano. Os pézinhos são uma das partes do corpo mais solicitadas no exercício (literalmente) culinário, pois é o que nos sustenta horas a fio em frente ao fogão, pia, bancada de trabalho, picando, cortando, esticando massa, lavando louça. Então, não, não dá pra cozinhar com o pé engessado. E também não dá pra cozinhar sentado. Ponto. Continuando: decidi publicar a receita, apesar do desânimo, porque foi a última que fiz antes de ficar de molho e porque ficou uma delícia!!! Já tinha tentado outras, mas essa foi a primeira que atendeu minhas expectativas: peixe e batatas apetitosos e crocantes! Comecei temperando cerca de 1/2 quilo de filé de tilápia cortado em pedaços grandes com sal e pimenta do reino. Depois, descasquei, lavei e sequei 4 batatas grandes e cortei em bastonetes grossos. O segredo para que fiquem crocantes depois de fritas é secar bem, por isso é bom prepará-las primeiro. Fritei as batatas em fogo médio até ficarem apenas macias, não douradas. Retirei do fogo, sequei bem e reservei. Coloquei um pouco de farinha em um prato raso e empanei os filés de peixe (não pule esse passo! ele evita que a massa escorra do peixe). Deixei os filés na farinha enquanto preparava a massa para empanar: em uma tigela grande, misturei 1 xícara de chá de farinha de trigo, 1 colher de bicarbonato de sódio e 1 pitada de sal. Aos poucos, fui acrescentando e misturando 1 lata de cerveja. Mergulhei cada um dos filés nessa massa e coloquei diretamente em uma frigideira funda com muito óleo, muito quente. Fritei aos poucos, sem encher muito a frigideira (4 por vez). Acho que deixei cerca de 3 minutos no fogo, até a casquinha ficar bem dourada (é muito rápido, fique atento). Em outra panela, faça o mesmo com as batatas, (não precisa colocar tão poucas na panela). Sirva tudo em uma tigela grande ou em porções individuais. Um molho tártaro e cerveja, -claro - acompanham muito bem! Tão bem que chega a ser pecado!


Sim, é pecado. Nem ligo! rs




segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Massa integral fresca para macarrão

Sabe aquele dia xoxo, que você não tem vontade de fazer nada? Mas o dia está lotado e você vai ter que encarar a labuta mesmo assim? E o dia passa vagaroso? Você, de mal humor, tensa e cansada? Eis que chega a grande hora de ir pra casa e tudo que você quer é se largar no sofá? Pois é, foi nesse dia que decidi tentar essa receita de massa integral que eu roubei da Bela Gil e foi ela que mudou completamente o meu astral! Mudei as quantidades porque queria uma porção mais generosa e deu muito certo! Não tenha medo não, tente você também! Olha como é fácil: em uma tigela grande, misturei 2 xícaras e meia de chá de farinha de trigo integral, 1 xícara de chá de farinha branca, 4 ovos e 1 pitada de sal. Misturei com as mãos até formar uma massa homogênea, que desgrudasse das mãos. Estiquei a massa com um cilindro e depois cortei em forma de talharim com a máquina de macarrão. Se você não tem uma, compre! Brincadeira, basta esticar a massa com um rolo e depois cortar com a faca mesmo. Nesse processo, foi preciso enfarinhar um pouco a superfície de trabalho e a massa. Deixei secar por cerca de 10 minutos e depois cozinhei em bastante água com 1 colher de sopa de sal. Fiz um molhinho rápido para acompanhar, mas esse é prosa para outro post!

Fazer macarrão é uma delícia! Totalmente terapêutico!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Tortillas mexicanas caseiras



Lá em casa, somos (muito!) fãs de comida mexicana! Vire e mexe rola um jantarzinho típico e adivinha quem pilota as panelas? 

Da última vez, cansada de comer aquele monte de farinha e fermento e não sei mais o que,  que não tem gosto de nada, incentivada pela minha mãe (Ritinha, linda!) decidi fazer as tortillas no braço. E nossos jantares mexicanos nunca mais foram o mesmo! 

Nada se compara à uma tortilla fresquinha e quentinha! Faça uma vez e você será escravo dessa delícia para sempre. Rap 10 nunca mais (desculpa aí)! 

Em uma tigela grande, misturei 2 xícaras de chá de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento em pó e um pouco de sal e misturei com uma colher. 

Juntei 1/4 de xícara de banha suína (separo quando faço torresmo) e misturei com os dedos. Fui adicionando água morna aos poucos e amassando até a massa desgrudar das mãos. Embrulhei em um filme plástico e deixei descansar por 30 minutos. 

Depois, dividi a massa em 10 pedaços e moldei bolinhas.  

Abri cada uma delas com um rolo de massa. Têm que ficar bem fininhas

Fui colocando em um prato raso, separando cada uma delas com 1 folha de papel toalha.

Aqueci uma frigideira rasa (de panqueca), acrescentei um fio de azeite e acrescentei um disco de massa. 

Quando o lado em contato com a frigideira começou a ficar dourado, virei e cozinhei o outro. Fiz isso com todos os discos.

Depois, é só rechear com o que quiser. 

Vive super bem na geladeira, por pelo menos uns 5 dias.

Sucesso de público e crítica!





terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Salmão assado com legumes e purê de mandioquinha

Tem alguém que não gosta de salmão? Combina com tudo, é fácil de fazer e permite os mais variados tipos de preparação: frito, assado, grelhado, cru...enfim, é um ingrediente chave na nossa cozinha. Dessa vez fiz assado com legumes e purê de mandioquinha (outro ingrediente que não tem erro!) e ficou simplesmente maravilhoso! Cozinhei na pressão 4 mandioquinhas descascadas por 15 minutos. Retirei água, amassei com um amassador de legumes e juntei 1 xícara de creme de leite fresco e 1 colher de manteiga sem sal. Deixei no fogo por cerca de 1o minutos, mexendo sempre, até formar um creme homogêneo, e temperei com sal. O peixe: temperei um filé de salmão de cerca de 1/2 quilo com sal, pimenta branca moída na hora e ervas de provence. Fatiei 1 abobrinha e 1 cenoura bem fininho, dispus em uma assadeira de vidro grande e temperei com sal, pimenta do reino e azeite. Coloquei o filé de salmão no meio e levei ao forno médio por 30 minutos.  Olha como ficou bonitão!


Antes...
Depois!