quarta-feira, 22 de abril de 2020

Suspiro

Suspiro tem gosto de infância, de casa de vó! Eu me lembro mesmo daquele que a gente comprava na padaria, que parecia uma rosca, firme por fora e grudento por dentro! Yammm!

Mas vou te falar uma coisa (que você já deve saber, mas vou falar mesmo assim): ter um potinho cheio de suspiros no balcão da cozinha não é boa ideia. A chance de você pegar um toda vez que passa por lá é bem grande! rs

Fazer um suspiro perfeito é fácil. Mas há alguns detalhes muito importantes pra não dar ruim, que vou te falar aí embaixo.

Resumindo, o suspiro é: 

Merengue francês
Cocção lenta, em temperatura baixíssima

A proporção da receita é o dobro de açúcar da quantidade de claras. Se você não tem balança (ou saco pra pesar as claras...rs) considere que uma clara pesa uns 35 gramas e uma xícara de açúcar, 200 gramas e faça as contas.  Cá entre nós, melhor pesar, né?

Eu usei 7 claras, que deu 234 gramas, e, consequentemente, 468 gramas de açúcar. Fiz essa quantidade porque era a quantidade de claras que separei das gemas pra fazer sorvete semana passada. Dá suspiro pacas! (Sorry, não contei e agora é tarde demais...rs).

Comecei preaquecendo o forno em temperatura bem baixa.

Bati as claras em uma batedeira até começarem a ficar areadas.

Acrescentei o açúcar aos poucos e bati até a mistura ficar firme e cremosa.
  • Detalhe importante número um: acrescente o açúcar apenas depois das claras começarem a ficar aeradas.
  • Detalhe importante número dois: acrescente o açúcar        aos poucos.

Forrei uma forma com papel alumínio (pode ser papel manteiga ou tapete de silicone);

Peguei um pouco de merengue com uma colher de sobremesa.

Com a colher na posição vertical, coloquei o merengue na forma, dando uma leve pressionada com a própria colher e tirando rapidamente, puxando para cima, pra fazer o biquinho. Se preferir, use um bico de confeiteiro. 

Fiz isso até acabar o merengue (tive que assar em duas etapas. E olha que a forma era grande!).

Levei ao forno e deixei assar na temperatura mais baixa possível, com a porta entreaberta, por cerca de 1 hora.

  • Detalhe importante número três: a temperatura do forno deve ser muito baixa, por isso a porta do forno deve ficar entreaberta.
Quando começaram a ficar dourados, retirei do forno, deixei esfriar e coloquei no tal do pote no balcão da cozinha. Ai, ai, tentação!

Lindooooooos! Amei!