quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Fetuccine com saltimbocca alla romana

Dia das mães é tradição aqui em casa eu cozinhar para a minha mamãe. Eu amo cozinhar para a Ritinha. É a única forma que eu encontrei de demonstrar meu imenso amor e gratidão por ela. É a pessoa que mais admiro, que mais me inspira com sua generosidade, doação, honestidade e tantos outros adjetivos que ocupariam essa página inteira. Então, fora de cogitação dar um sapato. Amo sapato e ela também! E nada contra quem dá (nem ela...rs). Mas, pra mim, nada mais especial do que depositar todo o meu amor em um bom prato de comida!

Ela deu spoiler que queria massa fresca e eu e lembrei que ela curte saltimbocca alla romana. Então, cardápio escolhido, parti pra mão na massa! 

Fazer a massa fresca, do zero, não é difícil não. Abrir e cortar a massa leva um pouco de tempo, mas exige mais paciência do que técnicas complexas. Uma máquina de macarrão simplifica bastante maaaas, ainda assim, você vai levar um certo tempo. Esteja preparado!

Para a massa perfeita, a receita é 1 ovo para cada 100 gramas de massa e sal. 

Eu usei:

500 gramas de farinha de trigo branca

5 ovos

5 gramas de sal

Coloquei 80% da farinha em uma superfície lisa e abri um espaço no meio com as mãos.

Coloquei um ovo de cada vez nesse buraco, agregando à farinha com um garfo. É só ir misturando a farinha que está ao redor do ovo aos poucos.

Depois de colocar todos os ovos, sovei a massa até ficar bem lisinha (uns 10 minutos) e dexei descansando por meia hora.

Usei meu cilindro de macarrão da @marcatoatlaas para abrir a massa e depois o cortador para fazer o fettuccine. Se você não tem o cilindro, abra a massa com o rolo e corte no formato que desejar com a faca mesmo.

Pendurei a massa no meu varalzinho lindoooo, específico para massas, e parti para o saltimbocca.

Comecei separando

1 kg de filé mignon (o certo é vitelo, mas não rolou)

250 gr. de presunto cru em fatias

100 gr. de farinha de trigo

150 gr. de manteiga

1 garrafa de vinho branco seco (do bom, pelo amor de Deus!)

Sal e pimenta do reino

Comecei limpando 1 peça de filé mignon e cortando em escalopes. Separei a quantidade necessária e reservei o resto.

Abri os escalopes usando um martelo de carne para fazer paillards, que são aqueles bifes bem finos. Seja delicado. Não precisar macetar a coitada da carne.

Temperei os paillards com sal e pimenta do reino e espetei em um dos lados de cada um deles 1 fatia de presunto e 1 folha de salvia.

Dispus a farinha em um prato e passei o outro lado dos paillards nela, retirando o excesso. 

Aqueci uma frigideira grande, adicionei a manteiga e fritei a superfície enfarinhada até ficarem douradas. É bem rápido uns 2 minutos. Retirei a carne da frigideira e reservei.

Adicionei o vinho branco, raspando os grudinhos da carne com uma espátula. Deixei cozinhar por uns 5 minutos. 

Cozinhei o fettucine em bastante água até ficar um ponto antes de al dente. Transferi a massa (sem a água) para a frigideira onde fritei a carne e miturei bem. Acrescentei 1 concha de água do cozimento da massa e deixei mais uns 2 minutos no fogo.

Além de muito, muito saborosa, é uma preparação linda, digna de ocasiões especiais!


Tente e me fala!

Feliz dia para todas as mamães!

 

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Jantar simples - quibebe com carne moída

Pouca coisa no no mundo é melhor do que se presentear com uma comida gostosa depois de um longo dia de trabalho. Se é fácil de fazer e está semi-pronto, melhor ainda!

Hoje preparei um um quibebe pra fazer par com a carne moída refogada que tinha na geladeira e não dá pra falar o quanto ficou gostoso! Como dizem por aí, menos é mais rs

Carne moída é um ingrediente coringa pra ter na cozinha, já que é versátil, pode virar várias coisas, de um hambúrguer a um molho à bolonhesa. Mas também vai bem só refogadinha com cebola e alho, à moda da vovó!

O quibebe é um prato que é a cara do Brasil! Típico da região sul, nada mais é do que abóbora pescoço cozida até quase virar purê. 

Eu fiz o meu com um pedaço de abóbora moranga que já estava quase se despedindo desse plano...rs Fiquei feliz por poder dar um fim digno, ainda mais que veio da nossa hortinha lá no sítio! 

Foi só dar uma refogada na cebola (50 gramas) e alho (15 gramas) picados em um pouco de óleo e acrescentar a abobora higienizada, descascada e cortada em cubos (200 gramas).

Deixar no fogo até ficar bem macia, desmanchando. Se precisar, acrescente um pouco de água no meio do caminho (a abóbora já solta bastante).

Tempere com sal, pimenta do reino e açúcar mascavo (cerca de 1 colher de sopa desse último) e misture bem. 

Pronto! Coma devargazinho, curtindo cada garfada e pensando na morte da bezerra. Evite o sofá...rs

Deliciosamente despretensioso!


domingo, 21 de fevereiro de 2021

Jantar mexicano

Comidinha tex mex simples pra aquecer a alma nesse fim de domingo!

Arrox mexicano, fajitas, guacamole e sour cream.

Rápido e fácil de fazer (e se não fosse os R$ 44 pagos no quilo do avocado, seria barato também...afff), ainda dá tempo de correr pra cozinha, preparar a sua e ir dormir feliz!

Você vai precisar de:

Para o arroz
1 xícara de arroz
1 pimenta malagueta
1/4 de cebola
1 dente de alho
1 colher de sobremesa de azeite ou óleo

Para as fajitas
2 filé de frango
1/2 pimentão amarelo pequeno
1/2 pimentação vermelho pequeno
1/2 cebola
1 colher de sopa de azeite
1 pimenta dedo de moça
1/2 limão

Para a guacamole
2 avocados
1/3 de tomate
1/4 de cebola
coentro

Para o sourcream
2 colheres de sopa de cream cheese
1 limão

Primeiro higienizei e cortei todos os legumes. Fatiei os pimentões e 1/2 cebola, piquei finamente o restante da cebola e o alho e cortei o tomate em cubos .

Em uma panela pequena, refoguei 1/4 de cebola, 1 dente de alho 1 pimenta malagueta no azeite, acrescentei o arroz, 2 xícaras e água e sal. Cozinhei em fogo médio, com a panela tampada, até quase secar e terminei de cozinhar em fogo baixo com a panela destampada.

Cortei o frango em tiras, temperei com sal, pimenta do reino e limão e fritei. Acrescentei os pimentões e a cebola e deixei no fogo até ficarem macios.

Coloquei a poupa dos avocados em um prato, amassei e juntei a cebola, o tomate e o coentro picado e o suco do limão. Misturei tudo e temperei com sal e pimenta do reino.

Juntei o cream cheese e o limão em uma tigela e misturei com um batedor da arame até formar um creme.

Só faltou a cervejinha, que vou pegar agora!

Bom apetite!

Comidinha que trás felicidade!


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Missão resgate: escondidinho de frango no sofá

Preciso dizer que as minhas decisões sobre o que comer à noite tem sido um tanto duvidosas e se resumem a um único fator: coisas que dê pra comer no sofá! Tá bom vai, e que sejam fáceis e rápidas de preparar (foi-se o tempo em que eu inventava de fazer nachos caseiros quinta à noite. Not anymore. Infelizmente).

Então, com essas prioridades em mente, fui eu checar a geladeira - um ambiente bem inóspito a maior parte do tempo. Alguma bebida, água com gás e leite tem sempre. Agora, comida, meu irmão, quase nada. Tem manteiga, um legume ou outro do sítio e alguma coisa que eu trouxe do restaurante - o que no caso de hoje era filé de frango.

Tinha o purê de batata do cachorro quente do final de semana também. Opa! Triturando o frango no processador, rola um escondidinho!

Processador... sério isso, bicho? Juro que resisti. Peguei uma taça de vinho e fui morgar no meu querido sofá. Foi quando - como sempre - a receitinha esperta do escondidinho começou a sambar na minha cabeça. 

Fui fazer, né?

Sofri por antecedência, mas no final foi bem simples. 

Triturei 3 filés de frango grelhados no processador.

Cortei finamente 1/2 cebola e 1 pimenta malagueta seca.

Aqueci uma panela média e adicionei azeite, a cebola e a pimenta.

Quando a cebola ficou transparente, adicionei o frango, 1 colher de sopa de farinha de trigo e um pouco de leite, só pra  fazer um creminho.

Também coloquei um pouco de ervilha e milho congelados.

Deixei no fogo até tudo ficar quentinho.

Coloquei o frango em um bowl pequeno e cobri com uma camada grossa de purê de batata (o do cachorro quente do final de semana).

Levei ao microondas por 1 minuto para esquentar o purê e dourei a superfície com um maçarico.

Agora vem a parte mais importante: (re)enchi minha taça de vinho e corri pro sofá pra ver Line of Duty!

Sem culpa, só felicidade! 💓


Direto do sofá!